Mercadômetro participa de curso sobre plano de cargos e salários, promovido pela ABRH-RS

Carlos Dottori, sócio-diretor do Mercadômetro, participou do curso “Plano de Cargos e Salários” promovido pela ABRH-RS. O convite foi realizado pela facilitadora do curso, Alessandra Martinewski, consultora especialista em cargos e salários e diretora da Porto RH. Esta foi a segunda vez que o Mercadômetro faz uma participação no curso a convite da facilitadora, apresentando a sua metodologia de pesquisa salarial. A parceria teve tanto sucesso que esta já foi a segunda edição falando sobre cargos, carreiras, salários, e a importância da pesquisa salarial para o sucesso de um sistema consistente de remuneração.

Os encontros, organizados pela ABRH-RS, foram realizados à distância em virtude da pandemia do COVID-19 e agora fazem parte dos cursos online da Entidade. O curso foi ministrado no dia 13 de janeiro de 2021, e abordou conteúdos relacionados a pesquisas salariais, apresentados por Carlos Dottori no módulo que contou com a expertise do Mercadômetro. A 3ª edição está prevista para julho de 2021.

Entre os temas apresentados, estiveram as formas tradicionais de fazer pesquisas salariais, bem como as novas metodologias baseadas em abordagens utilizando novas tecnologias, como big data, ciência de dados e inteligência artificial.

“Acredito que a tendência da área de remuneração assim como os demais processos de RH têm a oportunidade de agilizar e obter mais precisão na análise da sua estratégia de remuneração para garantir a atração e retenção de talentos a partir do uso da ciência de dados e demais tecnologias que encontramos no Mercadômetro”, diz Alessandra Martinewski.

O uso da tecnologia para alinhar a área de RH com o meio digital já é uma realidade quando se trata do Recrutamento e Seleção de pessoas. Nas demais áreas, os movimentos ainda são tímidos. O Mercadômetro é o pioneiro neste movimento, quando se fala em remuneração.

Ainda segundo a consultora, a ferramenta proporciona à área de gestão de pessoas o alinhamento dos aspectos humanos com a tecnologia. Oportuniza também a mudança de mindset para o dinamismo de uma RHtech, que potencializa a tomada de decisão para atração e retenção de pessoas. A partir de análises dos indicadores que a ferramenta entrega, é possível obter inúmeros indicadores que apontam tendências para cada segmento específico pesquisado.

Alguns destes conteúdos você encontra no artigo “Como fazer uma pesquisa salarial”, publicado no blog do Mercadômetro, sobre as diversas formas de conduzir uma pesquisa salarial.

COMO FAZER UMA PESQUISA SALARIAL?