Terceira Participação do Mercadômetro no Curso de Cargos e Salários da ABRH-RS

Carlos Dottori, sócio-diretor do Mercadômetro, participou da terceira edição on-line do curso “Plano de Cargos e Salários” promovido pela ABRH-RS. O convite foi realizado pela facilitadora do curso, Alessandra Martinewski, consultora especialista em cargos e salários e diretora da Porto RH.

Os encontros, organizados pela ABRH-RS, mais uma vez foram realizados à distância em virtude da pandemia do COVID-19, no âmbito dos cursos em modalidade remota promovidos pela entidade. O curso foi ministrado no dia 16 de julho de 2021, e abordou conteúdos relacionados a pesquisas salariais, apresentados por Carlos Dottori no módulo que contou com a expertise do Mercadômetro.

Entre os temas apresentados, estiveram as formas tradicionais de fazer pesquisas salariais, suas características e limitações, bem como as novas metodologias baseadas em abordagens utilizando novas tecnologias, como big data, ciência de dados e inteligência artificial, notadamente os pilares das soluções entregues pelo Mercadômetro.

“Vejo uma boa oportunidade para que a remuneração se consolide como uma ferramenta estratégica de Gestão de Pessoas com o uso do Mercadômetro. A utilização da ciência de dados para a tomada de decisão já é uma realidade na área de Gestão de Pessoas e permite a obtenção de informações fundamentais para a pesquisa e análise de salários e benefícios de forma fiel à realidade do mercado. A margem de erro na busca dessas informações reduz drasticamente com o uso da ferramenta e os casos apresentados como referência demonstram bem esta realidade.”, diz Alessandra Martinewski.

O uso da tecnologia para alinhar a área de RH com o meio digital já é uma realidade quando se trata do Recrutamento e Seleção de pessoas. Nas demais áreas, como cargos e salários, os movimentos ainda eram tímidos. O Mercadômetro é o pioneiro neste movimento, quando se fala em remuneração.

Ainda segundo a consultora, a ferramenta proporciona à área de gestão de pessoas o alinhamento dos aspectos humanos com a tecnologia. Oportuniza também a mudança de mindset para o dinamismo de uma RHtech, que potencializa a tomada de decisão para atração e retenção de pessoas e qualificação de planos de cargos e salários. A partir de análises dos indicadores que a ferramenta entrega, é possível obter inúmeros indicadores que apontam tendências para cada segmento específico pesquisado.

Alguns destes conteúdos você encontra no artigo “Como fazer uma pesquisa salarial”, publicado no blog do Mercadômetro, sobre as diversas formas de conduzir uma pesquisa salarial.

https://blog.mercadometro.com.br/2020/02/como-fazer-uma-pesquisa-salarial/